O IGP desenvolverá dois tipos de formação, que decorrerão entre 18 de Fevereiro e 26 de Maio de 2012, na modalidade de oficina de formação.
Oficina 1 (outorga o certificado do Instituto GeoGebra Internacional como utilizador de GeoGebra):
USAR O GEOGEBRA PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA
Creditação Máxima (créditos): 2,4
Registo nº CCPFC/ACC-62549/10
Oficina 2 (outorga o certificado do Instituto GeoGebra Internacional como formador em GeoGebra):
O GEOGEBRA E AS COMUNIDADES DE CONHECIMENTO AO SERVIÇO DO ENSINO, DA APRENDIZAGEM E DA MATEMÁTICA
Creditação Máxima (créditos): 3,2
Registo no CCPFC/ACC-62730/10
Modo de inscrição.
A inscrição processa-se até ao dia 3 de Fevereiro, preenchendo a ficha de inscrição que deverá ser enviada por mail para:
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.
No corpo do mail deve ser indicado, o nome do interessado, os níveis de ensino ou cursos que lecciona, e o tipo de inscrição que pretende.
A aceitação da inscrição será comunicada pelos serviços da ESE até o dia 13 de Fevereiro processando-se durante essa semana a confirmação da inscrição com o pagamento da taxa ou propina devida nos respectivos serviços.
A ficha de inscrição encontra-se disponível em:
http://www.ese.ipp.pt/cursos/acd/docs/FI2011.doc
Tipos de inscrição
Os interessados em frequentar as acções o podem fazer em um de dois modos:
a) para obter o certificado de nível I no uso do GeoGebra, ou , de nível II concedido pelo Instituto GeoGebra, pagando a taxa de trinta euros (€30).
b) de modo a obter formação creditada, pagando a propina de cento e trinta euros (€130) acrescida de dez euros (€10) para a emissão de certificado.
Destinatários
Oficina 1: A acção dirige-se a professores de matemática do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, grupo 500.
Oficina 2 : A acção dirige-se a professores do Ensino Básico e Ensino Secundário dos Grupos 110, 230 e 500. Os interessados deverão ser formadores creditados pelo CCPFC, e satisfazerem cumulativamente o máximo dos seguintes critérios, do qual tem de fazer prova documental em formato digital:
i) Participado em conferências promovidas pelo IGI;
ii) Frequentado jornadas ou conferencias promovidas por algum Instituto GeoGebra de âmbito nacional ou internacional;
iii) Terem frequentado no mínimo 15 horas de formação em GeoGebra promovidas pelo IGP;
iv) Terem frequentado no mínimo 30 horas de formação em Geogebra por qualquer entidade acreditada para a formação de professores em Portugal.
OBSERVAÇÃO: Os interessados em participar na oficina 2 tem necessariamente de apresentar cópias em formato digital dos documentos que atestam satisfazer os critérios atrás apresentados em todo ou em parte. O número máximo de formandos admitidos será de quinze.
Calendário e Sessões de formação.
A oficina de formação decorre em sessões à distancia( síncronas e assíncronas) e sessões presenciais. A calendarização das acções decorre segundo as datas, horas na tabela abaixo:
Oficina 1
|
Oficina 2
|
1ª
|
25-02-2012
|
09:30 às 13:30
|
4
|
Presencial
|
1ª
|
18-02-2012
|
09:30 às 13:30
|
4
|
Presencial
|
2ª
|
08-03-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
2ª
|
08-03-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
3ª
|
22-03-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
3ª
|
17-03-2012
|
09:30 às 13:30
|
4
|
Presencial
|
4ª
|
14-04-2012
|
09:30 às 13:30
|
4
|
Presencial
|
4ª
|
22-03-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
5ª
|
27-04-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
5ª
|
27-04-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
6ª
|
05-05-2012
|
09:30 às 13:30
|
4
|
Presencial
|
6ª
|
10-05-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
7ª
|
10-05-2012
|
20:30 às 22:00
|
1,5
|
Online Síncrona
|
7ª
|
12-05-2012
|
09:30 às 13:30
|
4
|
Presencial
|
8ª
|
26-05-2012
|
09:00 às 12:30
|
3,5
|
Presencial
|
8ª
|
26-05-2012
|
09:00 às 12:30
|
3,5
|
Presencial
|
9ª
|
26-05-2012
|
14:00 às 17:30
|
3,5
|
Presencial
|
9ª
|
26-05-2012
|
14:00 às 17:30
|
3,5
|
Presencial
|
10ª
|
Ao longo da acção
|
12
|
Online Assíncrona
|
10º
|
Ao longo da acção
|
15
|
Online Assíncrona
|
Total
|
37
|
|
Total
|
40
|
|
No caso da oficina 1, os locais serão a ESE-IP Porto e na Escola Secundária Avelar Botero - Coimbra, no caso de existir inscritos interessados em número mínimo de 15, para o funcionamento de mais do que uma turma. A oficina 2 decorrerá na ESE-IP Porto. As sessões presenciais do dia 26 de Maio, integram o II Dia GeoGebra – Portugal , cuja realização decorrerá com grande probabilidade na Escola Secundária Avelar Botero – Coimbra.
Objectivos das acções
Oficina 1: Nesta acção, realizada parcialmente on-line, sugere-se o uso do GeoGebra para explorar conexões entre a geometria e a álgebra, assim como, utilizar as potencialidades que o aplicativo apresenta no estudo das funções e da estatística. Pretende-se ainda produzir materiais com base em applets que podem ser usadas para desenvolver conteúdos para a sala de aula maximizando os instrumentos tecnológicos já existentes na escola. Estes materiais passarão a ser parte integrante da biblioteca online do IGGP.
Oficina 2: Esta formação pretende aprofundar o trabalho e conhecimento das competências desenvolvidas por professores que na comunidade educativa promovem, desenvolvem e agem como dinamizadores do uso do GeoGebra no ensino da Matemática. Ao mesmo tempo criam-se condições para um trabalho autónomo que se prolonga no espaço para além dos ambientes formais e no tempo para além dos horários habituais, existindo troca de saberes e de experiências entre docentes que podem implementar projectos de formação de professores. Em termos de conteúdos tecnológicos esta acção pretende aprofundar o uso do GeoGebra, nas suas ligações com o HTML e o Javascript, e nas versões CAS, 3D e Python.
Avaliação do formando
O formando produzirá, um relatório das actividades criadas ou implementadas e um projecto de experimentação pedagógica (integrando a planificação, a descrição e avaliação de uma aula onde tenha sido utilizado algum dos recursos desenvolvidos), no caso da oficina 1, ou de um estudo temático do uso do GeoGebra, no caso da oficina 2. Os trabalhos poderão ser apresentados, de forma breve, em poster ou em comunicação, na sessão plenária final .
Parâmetros da avaliação da acção.
Quem frequentar a acção e desejar que esta seja creditada terá o certificado com os respectivos créditos e o seu trabalho será avaliado segundo dois parâmetros a avaliação da participação(30%) e avaliação da aprendizagem (70%). Cada um destes parâmetros é avaliado por vários factores com diferentes ponderações que constam na tabela abaixo.
Avaliação Participação
|
|
Avaliação Aprendizagem
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Integração no grupo
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6%
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Relatório reflexivo individual do percurso formativo
|
14%
|
Participação Activa
|
6%
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Avaliação dos resultados de intervenção e propostas de reformulação de práticas
|
14%
|
Interesse Demonstrado
|
6%
|
|
Aplicação da aprendizagem/materiais em contexto profissional
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17,5%
|
Iniciativa e Autonomia;
|
6%
|
|
Partilha de saberes/materiais produzidos
|
7%
|
Pontualidade
|
6%
|
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Utilidade dos materiais/saberes para a alteração das práticas pedagógicas
|
17,5%
|
Total
|
30%
|
|
Total
|
70%
|
|