No sentido de se estabelecer o Instituto GeoGebra na Escola Superior Pedagógica de Bengo (IGESPB) foi desencadeado um processo de apoio pelo Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) e o Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (IGUni-CV) ao IGESPB.
Este processo, numa primeira fase, se alicerça num plano de formação para atualização dos conceitos dos tópicos “Transformações Geométricas Isométricas no Plano Euclidiano e Simetrias” e num plano de formação de formadores que visa a promoção do uso do GeoGebra nos diferentes graus de ensino, posteriormente, à distância serão desenvolvidas outras iniciativas que permitam o acompanhamento do IGESPB, bem como, o desenvolvimento de outras ações comuns no âmbito educativo e da investigação.
Em consonância com as orientações internacionais para o ensino e aprendizagem da Matemática e tendo por base os Programas de Matemática em vigor em Angola pretende-se capacitar os professores, à luz das orientações teóricas e curriculares no panorama internacional, visando a inovação das práticas pedagógicas com vista a promoção da aprendizagem significativa da Matemática.
No âmbito desta missão, a Vice-Reitora da Universidade de Cabo Verde para a extensão universitária, que colabora com a OEI e o IGP na divulgação do GeoGebra nos PLOP, ministrou a primeira etapa da ação de formação na modalidade de oficina num período intensivo de 18 horas, que decorreu nos dias 20 a 22 de maio, contando com a participação de 56 elementos entre professores e estudantes do curso de Matemática da ESPB, Coordenadores/Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário de algumas escolas daquele país. Pretendeu-se a familiarização dos formandos com o software GeoGebra e exploração de suas potencialidades através da realização de tarefas de natureza exploratória de construções geométricas básicas.
A segunda etapa terá uma sessão presencial que será precedido de cinco sessões de formação online monitorizadas desde Portugal, Cabo Verde e Espanha. No término deste processo será realizado o Seminário Final, no início de agosto próximo, na província do Bengo que culminará na instalação do IGESPB.
Os formandos mostraram muito interesse pelo uso do software GeoGebra em suas aulas e tiveram uma participação ativa durante a ação de formação antevendo-se, desde já, um processo muito rico e que ajudará, certamente, na melhoria da aprendizagem e do ensino da matemática em Angola.
Realça-se que a equipa de dirigentes da ESPB liderada pelo Diretor Geral da Escola Superior Pedagógica do Bengo, João Boaventura Ima Panzo, está muito empenhada na implementação deste projeto e na sua extensão a outras províncias, estando os dirigentes a estabelecer os contactos junto dos governantes do setor da Educação de Angola e de outros parceiros para apoiar na implementação do projeto. Para a comunidade de GeoGebra e do espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa é um grande passo, pois trata-se do terceiro país africano a desenvolver um projeto desta natureza e será o 11º Instituto GeoGebra e ser instalado nesse continente.
Destaca-se, ainda, que a consultadoria que a Uni-CV presta a este projeto, através da Profª. Astrigilda Silveira, e o apoio da ESE-IPP, através do Prof. José dos Santos do IGP, criarão as condições para efetivar a instalação do IGESPB e cumprir com a missão de ambos os institutos em promover o uso do GeoGebra nos países lusófonos de África.
  
É de realçar o apoio ao projeto demonstrado pelo Sr. Secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação de Angola, Doutor Eugénio da Silva, pela Sra. Diretora do Escritório da OEI em Lisboa, Doutora Ana Paula Laborinho e de outros potenciais parceiros aquando da estada da Vice-Reitora em Bengo. Estamos convictos e otimistas que em outros momentos teremos boas notícias para partilhar com a comunidade global do GeoGebra.
|