Site Facebook

Noticias
Primeira etapa de Formação de Formadores em GeoGebra na Universidade Pedagógica de Moçambique PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por José Manuel Santos dos Santos   
Quinta, 12 Abril 2018 09:59

A Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique em parceria com o Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (IGUni-CV), o Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), a Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), a Junta da Andalucia e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique, finalizou a primeira sessão de formação de formadores em GeoGebra.

Sessão de Apresentação do Projeto ( Da esquerda para a direita, Prof.a Sarifa Fagilde, Director da FCNM da UP, Prof. José Manuel Dos Santos, Prof.a Astrigilda Silveira, Magnifico Reitor da UP )

A ação de formação contou com a participação de 47 professores do ensino secundário e do ensino superior da Província de Maputo e decorreu entre 2 e 6 de abril de 2018.

Professores envolvidos no Projeto.

Pretende-se com o projeto a criação de condições para a para a instalação do Instituto de GeoGebra na UP de Moçambique, uma das maiores universidades do país, com mais de cinquenta e cinco mil alunos, tendo entre as suas responsabilidades os cursos de formação dos professores. Está primeira etapa integrou um curso intensivo de 40 horas de formação, que será precedido de três sessões de formação online monitorizadas desde Portugal, Cabo Verde e Espanha. A terceira etapa será o Seminário Final a realizar no início de agosto na cidade de Maputo. Os formandos participaram com muito entusiasmo antevendo-se um processo muito rico e que ajudará certamente a uma melhoria da aprendizagem e do ensino da matemática em Moçambique. Realça-se que a equipa reitoral da UP está muito empenhada na extensão deste projeto a outras províncias, estando os parceiros já a desenhar ações a desenvolver noutras regiões de Moçambique. Para a comunidade de GeoGebra e do espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa é um grande passo, pois tratasse do segundo país africano a desenvolver um projeto desta natureza.

Sala de trabalho onde decorreram as sessões.

Nota-se, ainda, que a consultadoria que a UniCV presta a este projeto, através da Prof. Astrigilda Silveira, bem como o apoio da ESE-IPP, através do Prof. José dos Santos dos Santos do IGP concretiza-se a missão de ambos os institutos em promover o uso do GeoGebra nos países lusófonos de África.

Doutora Ana Paula Laborinho, Diretora do escrtório da OEI em Portugal, a entregar ao Prof. Doutor Armindo Monjane, Director da FCNM da UP, algumas publicações da APM, para consulta e trabalho dos professores e formandos.

Não podíamos também de deixar de mencionar o apoio demonstrado pela Embaixada de Portugal e de outros potenciais parceiros que o manifestaram a Sra. Diretora do escritório da OEI em Lisboa, Doutora Ana Paula Laborinho, na sua estada com a equipa de formação em Maputo. Estamos certos que noutros momentos teremos mais notícias interessantes para partilhar com a comunidade global do GeoGebra.

Parceiros:


Actualizado em Quinta, 12 Abril 2018 10:06
 
Escritório da OEI em Lisboa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por José Manuel Santos dos Santos   
Terça, 09 Janeiro 2018 18:54

No passado dia 05 de janeiro de 2017 teve lugar, no Teatro Thalia, a apresentação do escritório da  Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura(OEI), tendo integrado a mesa Suas Excelências o Sr. Prof. Doutor Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Sr. Prof. Doutor  Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, o Sr. Prof. Doutor Paulo Speller, secretario geral da OEI e a Sr.a Prof.a Doutora Ana Paula Laborinho.


O escritório terá como Diretora a Sr.a Prof.a Doutora Ana Paula Laborinho que apresentou as linhas de ação, referindo a colaboração do IGP na formação de formadores em GeoGebra na Universidade Pedagógica de Moçambique, em colaboração com a Universidade de Cabo Verde, onde o IGP teve um papel importante na criação do Instituto GeoGebra de Cabo Verde.

Mais notícias podem ser consultadas na página da OEI, e pode assistir ao vídeo do evento em: https://youtu.be/wAz7MdNSbJw .

 

Actualizado em Terça, 09 Janeiro 2018 19:12
 
Resumos do IV Dia GeoGebra Portugal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por José Manuel Santos dos Santos   
Sexta, 30 Maio 2014 09:08

A todos os interessados aqui deixamos o resumos do IV Dia GeoGebra Portugal.

As atas do encontro estão publicadas na revista Sensos-e, Volume: II N: 1 (2015). O tema da revista GeoGebra na Educação .

Artigos:

Foreword - GeoGebra’s community has come a long way. Markus HOHENWARTER

Introdução ao Plano Hiperbólico com o Geogebra. Claudia Maia, Lucile Vandembroucq

The Riemann Sphere in Geogebra. Jose Manuel Dos Santos Dos Santos, Ana Breda

Geogebra: para o Ensino, para a Matemática, Celina Abar

Ventajas técnicas del GeoGebra en el desarrollo de la modelización funcional y del cálculo diferencial en Secundaria. Catarina Oliveira Lucas

O GeoGebra no estudo das isometrias do plano. Nuno Miguel Pinto da Silva, Darida Maria Fernandes

Actualizado em Sábado, 30 Dezembro 2017 02:18
 
III Dia GeoGebra Portugal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por José Manuel Santos dos Santos   
Terça, 12 Março 2013 00:42

VI - Anuncio

Em breve nos encontraremos! No próximo sábado a comissão organizadora vos recebe, a partir das 8:00, no Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro, para a entrega de documentação. A página do evento foi actualizada com os nomes dos autores e títulos das comunicações. Até breve!

V - Anuncio

A comissão organizadora recebeu vários pedidos de inscrição, sem apresentação de comunicação, no evento para além do prazo anunciado. Deste modo as inscrições no evento são alargadas até ao dia 22 de maio, sendo necessário o pagamento da propina de inscrição no evento até esta data.

Informamos uma pequena alteração do programa relativa a conferência convidada prevista para as 14:00. Foi precisado o tema e os intervenientes.

IV - Anuncio

A pedido dos interessados, a comissão organizadora e científica decidiu alargar o prazo para a submissão de comunicações até ao dia 17 de maio. A aceitação das comunicações será comunicada até ao dia 27 de maio.


III - Anuncio

No seguimento dos dois encontros “Dia GeoGebra em Portugal” de cariz nacional que decorreram no Instituo Politécnico do Porto (Escola Superior de Educação), em 2011 e 2012, realizar-se-á em 1 de Junho de 2013, na Universidade de Aveiro, o terceiro encontro “III Dia GeoGebra em Portugal”.

O software “GeoGebra” de amplo uso nos Ensinos Básico e Secundário, é também um instrumento de grandes potencialidades para o apoio do ensino e investigação ao nível do Ensino Superior, nomeadamente no que concerne à problemática da prova.

Esta iniciativa tem o apoio do Centro de investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) e do Instituto GeoGebra Portugal (IGP).

OBJETIVOS

• Dar a conhecer as potencialidades do GeoGebra, com ênfase na versão 3D.
• Apresentar o GeoGebra como instrumento facilitador, na problemática da prova.
• Mostrar recursos elaborados com o apoio do GeoGebra.
• Facilitar espaços para compartir experiências sobre o uso deste programa em contexto de educação e investigação matemática.
• Fomentar a criação de grupos de trabalho de professores interessados na elaboração de recursos com o GeoGebra.

PROGRAMA

O encontro contemplará conferências plenárias, comunicações convidadas e comunicações.

 

8:00

Entrega de Documentação

8:45

Sessão de Abertura

Representantes das instituições envolvidas

09:00

GeoGebra+Inteligente

Tomás Récio

Departamento de Matemática, Estatística y Computação da Faculdade de Ciências da Universidade de Cantabria.

09:50

GeoGebra, Passado e Futuro

Markus Hohenwarter

Universidade Johannes Kepler, Linz, Austria

 

10:20 Intervalo

10:45 Comunicações


Autores
Título
Aida Afonso; Andreia Hall; Rosa Amélia Martins
GeoGebra na construção de módulos dinâmicos interativos de apoio ao ensino do cálculo de áreas
José Pinheiro; Isabel Cabrita
O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria dinâmica: ressonância de um programa de formação contínua em matemática - m@c2
Andreia de Castro; Filipa Santana; Teresa Neto
INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXEMPLO DE DUAS TAREFAS COM RECURSO AO GEOGEBRA
Vera Viana
DESCRIPTIVE GEOMETRY LEARNING IS NO MORE THREATENED BY DYNAMIC GEOMETRY SOFTWARE THAN STAIRS BY ELEVATORS


12:00 Almoço

 

14:00

O GeoGebra associado a conteúdos multimédia e a um sistema de treino e avaliação online em Matemática

Rui Castanheira de Paiva

Milton dos Santos Ferreira

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria

14:45

Porque é que um professor do ensino básico usa o GeoGebra?

Arsélio Martins

Escola Secundária José Estevão

15:15

Mais geometria com a geometria dinâmica

Cristina Loureiro

Escola Superior da Educação de Lisboa

 

15:45 Intervalo

16:00 Comunicações

 

Autores
Título
Astrigilda Silveira; Isabel Cabrita
O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem das Transformações Geométricas Isométricas
Vanda Santos; Pedro Quaresma
Plataforma Colaborativa para a Geometria
Berta Maria Ramos Montez Simão
CONSTRUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS EM FORMATO DIGITAL NO DOMÍNIO DA MATEMÁTICA – UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Ana Paula Aarão Teixeira Videiros Frederico
Geogebra e o conjunto de Mandelbrot

17:15

O GeoGebra, para além da segunda dimensão ...

Ana Breda

Universidade de Aveiro

José Santos

Escola Secundária D Afonso Sanches / IGP

Alexandre Trocado

Externato Ribadouro / IGP

18:05

Sessão de Encerramento

Comissão Organizadora e Científica

 

Comissão Organizadora e Científica

 

Ana Breda

Isabel Cabrita

José  Santos

Teresa Neto

PRAZOS

As inscrições no encontro decorrerão entre 15 de Março e 11 de Maio, estando  sujeita ao pagamento de propina, 20€ para o público em geral e 10€ para estudantes.
A inscrição deve ser formulada preenchendo o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1ocB7TpWn-Rm_n-xHBeMTvRVAzPCwdPYvuH0f91Ku7Hs/edit?usp=sharing
Para proceder ao pagamento da inscrição deverá realizar uma transferência bancaria para:
Caixa Geral de Depósitos
Agência da Universidade de Aveiro
NIB: 0035 0836 0000 2018 7300 7
Enviando o comprovativo do pagamento para o mail::
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Com os seguintes elementos
- nome completo
- morada
- número de identificação fiscal (NIF)

O prazo para a apresentação de comunicações está aberto até dia 30 de Abril de 2013 e a aceitação será comunicada até ao dia 11 de Maio de 2013.

Submeta a sua comunicação para o endereço electrónico:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Enviando os seguintes dois documentos:

a) apresentação, do(s) autor(es), no máximo de três, e da comunicação. Este arquivo terá de ter no máximo uma página, incluindo uma breve nota curricular dos autores com fotografia, no máximo 10 linhas,e a apresentação da comunicação, no máximo de 30 linhas, podendo conter uma imagem elucidativa.

b) comunicação, escrita seguindo as normas da APA, com o máximo de 10 páginas. Indicando o nome da comunicação, o nome dos autores instituição e contacto electrónico. Deverá incluir um resumo de dez linhas no máximo indicando cinco palavras-chave.

Em ambos os documentos o texto deverá ser escrito em letra tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Se necessário, poderão ser usadas notas no fim de documento. O formato dos documentos será A4, com todas as margens iguais a 3 cm. A comunicação poderá incluir  anexos, no máximo de duas páginas. Os documentos deverão ser enviados em formato word e pdf.

Mais informações em:

http://www.geogebra.org.pt/index.php/sobre-iggp/43-noticias/224-iii-dia-geogebra-portugal


Actualizado em Quarta, 21 Agosto 2013 22:37
 
V Jornadas da Associação Catalã de Geogebra PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por José Manuel Santos dos Santos   
Domingo, 24 Fevereiro 2013 17:49

Nos dias 15 e 16 de Fevereiro, realizaram-se mais umas jornadas da Associação Catalã de GeoGebra. Nestas quintas jornadas o Instituto Geogebra Portugal foi convidado a participar. Participaram, também como conferencistas, Mathieu Blossier ( GeoGebra 5.0: visualiser et manipuler la troisième dimension? ) e Gaetano Di Caprio (GeoGebra per l'insegnamento e l'apprendimento dell'analisi ).

No dia 16, na última conferência, foi apresentado o trabalho de uma turma de alunos do 10º ano com o GeoGebra 5.0 Versão Beta. José Manuel Dos Santos apresentou a sua experiência num 10º ano de escolaridade. O conteúdo da conferência pode ser visto no video seguinte:

As diferentes aplicações que ilustraram a conferência foram:

Sabões artesanais

Equação vetorial de uma reta no plano

Equação vetorial da reta no espaço

Equação vetorial do plano

Corte de um plano num cone duplo

Brincando com o GeoGebra 3D

Cual la silla que mas se ajusta?

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em: Associació Catalana de GeoGebra
Actualizado em Domingo, 24 Fevereiro 2013 18:36
 
«InícioAnterior12SeguinteFinal»

Pág. 1 de 2
Copyright © 2018 Instituto GeoGebra - Portugal. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.